Tempos atrás existia na Inglaterra um programa de auditório daqueles em que em função de algumas tarefas você acumula um prêmio em dinheiro e chega um momento que define o quanto vai acabar ganhando. Mas neste programa são 2 participantes, e na hora de tentar ganhar o dinheiro acontece a seguinte dinâmica: cada participante deve escolher uma bola que representa uma ação, sem mostrar para o outro previamente, e essas ações podem ser “Roubar” ou “Dividir”. E as possibilidades de resultado são as seguintes:
- Se ambos escolhem “Dividir”, é isso que acontecem, dividem o prêmio.
- Se ambos escolhem “Roubar”, ninguém ganha nada.
- Se um escolhe “Dividir” e outro escolhe “Roubar”, este último fica com todo o dinheiro.
Para deixar tudo mais interessante, eles tem um tempo para tentar convencer um ao outro que estão sendo sinceros sobre as ações que escolherão, porque, claro, ambos sempre dizem que vão escolher “Dividir” e que o outro deve fazer o mesmo para que ambos ganhem.
Na realidade o que acontece muitas vezes é que um deles está mentindo e acaba escolhendo “Roubar” e fica com todo o dinheiro.
E o que você faria nesse jogo? Como faria para convencer o outro jogador a confiar em você, e além disso não te trair? Como aumentar suas chances de sair com o prêmio?
Depois de pensar por um tempo numa estratégia, dê uma olhada na saída que esse participante achou.
Pouco tempo depois, o programa que existia há anos, foi encerrado. Reza a lenda que foi por causa desse episódio, que o participante teria ‘quebrado’ o jogo.
Nesse vídeo que foi ao ar, a discussão dura poucos minutos, porém na gravação eles ficaram 45 minutos naquele dilema, rs.
O vídeo está em inglês, mas tem legenda em espanhol
https://www.youtube.com/watch?t=144&v=WpwH0DitTsI&feature=youtu.be